Alta performance
A adesão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz a padrões de qualidade e de segurança de referência internacional, tanto na prática cirúrgica como na assistência, é atestada por entidades como a Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.
A Instituição é certificada pela JCI periodicamente – o último ciclo ocorreu há três anos. Um novo processo será realizado em 2018.
Estrutura de operação
Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro
Inaugurada em 2017, a Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro atende pacientes de planos de saúde e particulares. É o primeiro hospital brasileiro a implantar um novo modelo de remuneração por pacotes com previsibilidade de custos.
Centro Especializado em Obesidade e Diabetes
Localizado próximo da Unidade Paulista, o Centro é o único com atendimento integral da América Latina dedicado a essas doenças.
Pronto Atendimento
Disponível na Unidade Paulista, o Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia e dispõe de equipe multiprofissional capacitada para atendimentos de emergência e médicos clínicos, cirurgiões, cardiologistas e ortopedistas.
Doenças Digestivas
O campo das doenças digestivas, uma das áreas-ênfase do Hospital, foca sua atuação em soluções clínicas, cirúrgicas e terapêuticas ao tratamento em diversas especialidades, como gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo.
*Considera as unidades Campo Belo, Paulista e Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro
**Considera as unidades Paulista e Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro
Centro Especializado em Oncologia
Com dois anos de atividades, o Centro é uma das áreas-ênfase do Hospital, tem alta capacidade e já se tornou referência no tratamento de diferentes tipos de câncer.
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Acolhe pacientes de diversas áreas clínicas e cirúrgicas. Desde 2017, é permitida a permanência de um acompanhante do paciente durante as 24 horas do dia. Outro destaque do ano foi a instalação de dispensários eletrônicos.
Relacionamento Médico
Ao final de 2017, 3.943 médicos cadastrados ativos de diversas especialidades compunham o corpo clínico da Instituição.
Por meio da área de Relacionamento Médico, ligada à Superintendência Médica, são feitas a homologação de cadastros, a gestão e a avaliação contínua dos profissionais. A Política de Relacionamento Médico é o balizador de ações de engajamento e desenvolvimento do corpo clínico..
Um pacote de programas de qualificação, desenvolvimento, atenção e avaliação do corpo clínico é desenvolvido pelo relacionamento médico. Confira a seguir algumas iniciativas:
Gestão do Corpo Clínico
Voltada à avaliação e aprovação documental e cadastral, articula treinamentos e orienta a atuação do profissional na Instituição.
Programa Acadêmico do Corpo Clínico (PACC)
Sistema de pontuação, baseado em meritocracia, com pilares, critérios e pesos previamente estabelecidos. De acordo com a pontuação, é concedido apoio financeiro para participação em congressos, organização de eventos e pesquisas.
Programa de Avaliação de Desempenho do Corpo Clínico
Analisa as entregas e os resultados médicos do Hospital a partir de diversos indicadores, como produtividade, qualidade e segurança (adesão a protocolos, preenchimento de prontuários, desempenho cirúrgico etc.) e aspectos acadêmicos- – titulação, participação em eventos científicos e publicações.
Ouvidoria Médica
Acolhe queixas, elogios e manifestações do corpo clínico sobre a Instituição, seus pacientes e os colaboradores.
Qualidade e segurança do paciente
O tema é destacado pelos públicos do Hospital como de alta relevância e corresponde a um dos principais requisitos de atuação na área da saúde. Entre outras ferramentas, a Instituição adota:
- Programa de Melhoria da Qualidade e Segurança: gestão por indicadores; engajamento de todos os serviços, áreas e comissões do Hospital; e gerenciamento de protocolos clínicos e assistenciais.
- Serviço de Controle de Infecção Hospitalar: área responsável pela garantia da segurança do paciente, acompanhando indicadores e casos de risco reportados.
- Auditorias de Processos e Prontuários: realizadas com base no Manual de Padrões de Acreditação da JCI e em padrões internos.
Os índices foram melhores que a média (0,8/1000 cateteres- dia) e que a mediana (0,6/1000 cateteres-dia) dos hospitais que reportaram dados ao National Healthcare Safety Network (NHSN) em 2013. O NHSN é um sistema norte-americano de rastreamento de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Evolução em protocolos
A Instituição gerencia um conjunto de diretrizes clínicas e assistenciais. Durante 2017, por exemplo, foram obtidos ganhos em diversos indicadores de atendimento a protocolos, com destaque para os de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV) e de Higienização de Mãos (veja destaques mais à frente). Atualmente, a área está investindo no fortalecimento dos protocolos alinhados às áreas-ênfase: oncologia e doenças digestivas.
Segurança em números - 2017
0,7%
Taxa bruta de infecção hospitalar
0,2
Taxa de infecções da corrente sanguínea em UTI (/1000 CVC 2-dia)
78%
Adesão dos profissionais de saúde ao Protocolo de Lavagem das Mãos
80,5%
Adesão do corpo clínico ao Protocolo de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV)