Alta performance

A adesão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz a padrões de qualidade e de segurança de referência internacional, tanto na prática cirúrgica como na assistência, é atestada por entidades como a Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

A Instituição é certificada pela JCI periodicamente – o último ciclo ocorreu há três anos. Um novo processo será realizado em 2018.

Estrutura de operação

Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro

Inaugurada em 2017, a Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro atende pacientes de planos de saúde e particulares. É o primeiro hospital brasileiro a implantar um novo modelo de remuneração por pacotes com previsibilidade de custos.

232 leitos de capacidade total
2.026 exames realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem
684 procedimentos cirúrgicos

Centro Especializado em Obesidade e Diabetes

Localizado próximo da Unidade Paulista, o Centro é o único com atendimento integral da América Latina dedicado a essas doenças.

Pronto Atendimento

Disponível na Unidade Paulista, o Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia e dispõe de equipe multiprofissional capacitada para atendimentos de emergência e médicos clínicos, cirurgiões, cardiologistas e ortopedistas.

83.093 atendimentos realizados no Pronto Atendimento

Doenças Digestivas

O campo das doenças digestivas, uma das áreas-ênfase do Hospital, foca sua atuação em soluções clínicas, cirúrgicas e terapêuticas ao tratamento em diversas especialidades, como gastroenterologia e cirurgia do aparelho digestivo.

10.145 colonoscopias*
3.870 cirurgias digestivas**

*Considera as unidades Campo Belo, Paulista e Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro
**Considera as unidades Paulista e Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro

Centro Especializado em Oncologia

Com dois anos de atividades, o Centro é uma das áreas-ênfase do Hospital, tem alta capacidade e já se tornou referência no tratamento de diferentes tipos de câncer.

6.834 atendimentos em oncologia
3.662 cirurgias oncológicas

Unidade de Terapia Intensiva - UTI

Acolhe pacientes de diversas áreas clínicas e cirúrgicas. Desde 2017, é permitida a permanência de um acompanhante do paciente durante as 24 horas do dia. Outro destaque do ano foi a instalação de dispensários eletrônicos.

82,44% foi a taxa média de ocupação na UTI da Unidade Paulista em 2017

Relacionamento Médico

Ao final de 2017, 3.943 médicos cadastrados ativos de diversas especialidades compunham o corpo clínico da Instituição.

Por meio da área de Relacionamento Médico, ligada à Superintendência Médica, são feitas a homologação de cadastros, a gestão e a avaliação contínua dos profissionais. A Política de Relacionamento Médico é o balizador de ações de engajamento e desenvolvimento do corpo clínico..

Um pacote de programas de qualificação, desenvolvimento, atenção e avaliação do corpo clínico é desenvolvido pelo relacionamento médico. Confira a seguir algumas iniciativas:

Gestão do Corpo Clínico

Voltada à avaliação e aprovação documental e cadastral, articula treinamentos e orienta a atuação do profissional na Instituição.

Programa Acadêmico do Corpo Clínico (PACC)

Sistema de pontuação, baseado em meritocracia, com pilares, critérios e pesos previamente estabelecidos. De acordo com a pontuação, é concedido apoio financeiro para participação em congressos, organização de eventos e pesquisas.

Programa de Avaliação de Desempenho do Corpo Clínico

Analisa as entregas e os resultados médicos do Hospital a partir de diversos indicadores, como produtividade, qualidade e segurança (adesão a protocolos, preenchimento de prontuários, desempenho cirúrgico etc.) e aspectos acadêmicos- – titulação, participação em eventos científicos e publicações.

Ouvidoria Médica

Acolhe queixas, elogios e manifestações do corpo clínico sobre a Instituição, seus pacientes e os colaboradores.

Qualidade e segurança do paciente

O tema é destacado pelos públicos do Hospital como de alta relevância e corresponde a um dos principais requisitos de atuação na área da saúde. Entre outras ferramentas, a Instituição adota:

Os índices foram melhores que a média (0,8/1000 cateteres- dia) e que a mediana (0,6/1000 cateteres-dia) dos hospitais que reportaram dados ao National Healthcare Safety Network (NHSN) em 2013. O NHSN é um sistema norte-americano de rastreamento de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Evolução em protocolos

A Instituição gerencia um conjunto de diretrizes clínicas e assistenciais. Durante 2017, por exemplo, foram obtidos ganhos em diversos indicadores de atendimento a protocolos, com destaque para os de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV) e de Higienização de Mãos (veja destaques mais à frente). Atualmente, a área está investindo no fortalecimento dos protocolos alinhados às áreas-ênfase: oncologia e doenças digestivas.

Segurança em números - 2017

0,7%

Taxa bruta de infecção hospitalar

0,2

Taxa de infecções da corrente sanguínea em UTI (/1000 CVC 2-dia)

78%

Adesão dos profissionais de saúde ao Protocolo de Lavagem das Mãos

80,5%

Adesão do corpo clínico ao Protocolo de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso (TEV)

Resultados econômico-financeirosEducação, pesquisa e inovação