Relações de confiança
Vocação para o cuidado.
Remetendo à trajetória de 120 anos da Instituição, a busca da excelência na prática profissional e no acolhimento é responsabilidade de uma extensa equipe multiprofissional, que garante a qualidade assistencial e busca a recuperação e o bem-estar dos pacientes.
O ano de 2017 foi de intenso trabalho de consolidação do Modelo Assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Para fortalecermos a governança sobre o tema, temos um núcleo multiprofissional denominado Grupo Modelo Assistencial (GMA), que se dedica à disseminação e a buscar inovação para a prática assistencial, nos moldes do nosso modelo assistencial.
Modelo Assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Experiência do paciente
Ano a ano, a Instituição aprimora suas práticas em assistência, acolhimento e relações com pacientes e familiares. Entre as boas práticas recentes, destacam-se:
Conselho de Pacientes e Familiares: Estruturado em 2017, convida pessoas já atendidas com histórico de permanência no Hospital a dialogar com a liderança sobre a operação, o corpo assistencial e clínico e as instalações.
Núcleo de Experiência do Paciente: Área submetida à Superintendência Assistencial, busca mapear e identificar os principais pontos de contato da população atendida no Hospital e identificar oportunidades de melhoria.
Terapia de Suporte e Medicina Integrativa: Integrado ao Centro Avançado de Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (CATSMI), busca assegurar a prática da assistência humanizada a pacientes com prognósticos e perfis clínicos específicos.
Safety Huddle: Também chamados de briefings de segurança, são grupos de discussão interdisciplinar de rápida ação implantados no Hospital em 2017, com participação diária de todas as áreas.
Projetos e investimentos buscam aprimorar e mapear a jornada do paciente no Hospital
Desenvolvimento de
equipes de alta performance
Fruto de seu movimento de crescimento e expansão, em 2017, a Instituição teve um acréscimo no número de novas posições, atingindo 2.936 colaboradores em regime CLT e 1.156 terceiros.
Desenvolver e reter talentos, estimular o bem-estar e fomentar a construção de carreiras sólidas na organização são prioridades. No eixo de treinamento, ações presenciais, simulações realísticas, ensino a distância e a Unidade Incubadora de Desenvolvimento e Aprendizagem são as principais iniciativas.
Saúde, Segurança e Bem-Estar
Por meio do Centro de Atenção à Saúde e Segurança do Colaborador (CASSC), o Hospital desenvolve uma série de programas que estão relacionados à oferta de um ambiente de trabalho qualificado para cada colaborador.
O Programa Bem-Estar, cujo slogan é “Quem é bem cuidado cuida melhor”, é a iniciativa mais representativa da Instituição, ofertando a colaboradores e seus familiares (em alguns casos) serviços gratuitos como medicina preventiva, oficinas de alimentação saudável, atividades antiestresse e coaching de saúde e bem-estar.
Destaques em capacitação
66,18
horas de treinamento por colaborador
5.915
horas de treinamento no centro de simulação
335
bolsas de estudos